Junk food: estudo revela que características do vício se assemelham ao de drogas

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Junk food: estudo revela que características do vício se assemelham ao de drogas

6 de novembro de 2018
Equipe Geração Fit

cortar junk food

Cortar junk food (alimentos processados ricos em gorduras, sal e açúcar) da dieta pode ser mais difícil do que parece, ou que queríamos imaginar.

Uma nova pesquisa sugere que, às vezes, pode ser difícil excluir completamente alimentos junk food das nossas dietas, isso porque muitas vezes, se resulta em sintomas de abstinência semelhantes aos que pessoas viciadas em drogas sentem, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan.

Acredita-se que a pesquisa, seja o primeiro estudo desse tipo que examina os sintomas de abstinência que as pessoas experimentam quando deixam de incluir esses alimentos como parte de sua dieta regular.

Os autores mediram os sintomas de abstinência física e psicológica usando critérios semelhantes aos reconhecidos em pessoas dependentes de drogas como tristeza, irritabilidade, cansaço e fissura.

Estes sintomas atingiram o pico durante os primeiros dois a cinco dias após deixar de consumir junk food. Eles notaram que o quadro não foi muito diferente do curso de tempo de sintomas de abstinência de drogas.

Apesar de o estudo ser um dos primeiros em observar os efeitos do junk food em nosso comportamento, os pesquisadores não observaram exatamente como cada participante parou de comer as “besteiras”, o que é um ponto limitante, já que isso impede de saber se parar abruptamente ou aos poucos causam efeitos diferentes, segundo o Medical Daily.

No total, 231 adultos participaram do estudo e foram solicitados a relatar quaisquer sintomas de abstinência física e psicológica experimentados após o corte ou abstenção total de junk food no último ano.

Se eles tivessem tentado parar várias vezes, tiveram que relatar sua experiência mais recente de qualquer sintoma de abstinência que uma pessoa geralmente tem ao tentar reduzir o uso de nicotina ou maconha.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO