Qual o jeito mais saudável de consumir ovo?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Qual o jeito mais saudável de consumir ovo?

23 de janeiro de 2017
Equipe Geração Fit

consumir ovo

Consumir ovo regularmente, ao contrário do que se pensava há alguns anos, é um hábito extremamente saudável. Mas você sabe a melhor forma de consumi-lo? Descubra agora!

O ovo é um superalimento rico em macro e micronutrientes, tem baixo custo e é fácil de ser preparado. Estudos recentes vêm demonstrando ser seguro consumir um ovo diariamente.

No ovo, contém proteínas de alto valor biológico, presentes na clara, já a gema, é composta principalmente por gorduras (saturadas e colesterol), vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Rico em vitaminas do complexo B como B12, Riboflavina, ácido fólico e colina; minerais como ferro, selênio, fósforo, iodo, zinco, cobre e cálcio.

É preciso atenção quanta a forma de preparo do ovo e usar utensílios e panelas que dispensem a utilização de gordura ou utilizar pequenas quantidades de gorduras como azeite virgem ou óleo de coco.

No momento da compra, observe a validade e se não há rachadura. O ovo deve ser armazenado dentro da geladeira (e não na porta) e não deve ser lavado antes do consumo.

A lavagem dos ovos pode remover a cutícula protetora dos poros da casca, facilitando assim a entrada de microrganismos, resultando na deterioração e diminuição do período de estocagem.

O ovo não deve ser consumido cru ou mal cozido para não ter risco de ingestão de alimento contaminado com salmonela (deve ser cozido no mínimo por sete minutos), que é um grupo de bactérias que pode causar gastroenterites (diarreia, vômito, dor na barriga, mal estar), encontrada em alimentos de origem animal.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO