Circunferência do pescoço pode indicar problemas de saúde

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Circunferência do pescoço pode indicar problemas de saúde

21 de julho de 2017
Equipe Geração Fit

circunferência do pescoço

Circunferência do pescoço: fator importante para detecção de algumas doenças e risco cardíaco. Saiba mais!

Circunferência do pescoço pode dizer muito sobre a saúde. As causas para a papada vão muito além do ganho de peso: bócio, excesso de corticoide e até uma doença chamada cushing.

E como tratar a dor de garganta e rouquidão? A circunferência do pescoço é fator importante para detecção de algumas doenças endócrinas.

Em relação à obesidade, se o diâmetro do pescoço masculino for maior que 38 cm e da mulher, 34 cm, é indicação de que o indivíduo possui a Síndrome Metabólica. Ou seja, ele tem um dos quatro fatores: pressão alta, diabetes, triglicérides alterado ou colesterol alto.

Rosto mais gordo e inchado, aumento de papada e pescoço também pode indicar a síndrome de cushing. Ela ocorre por causa do excesso de corticoide no organismo.

Entre os sintomas também estão bochechas avermelhadas, aumento da acne, fraqueza muscular, aumento de pelos em mulheres. O tratamento é cirúrgico (no caso de tumores) ou restringir o uso de corticoides para o organismo voltar ao normal.

Circunferência do pescoço e o risco cardíaco

Estudos provaram que a CP (circunferência do pescoço) pode ser um aliado muito importante, ele é capaz de avaliar a quantidade de gordura alojada na parede das artérias das carótidas e, quanto mais aumentado, maior o risco de doença cardiovascular.

Foi realizado um estudo que teve como objetivo saber se a circunferência do pescoço poderia ser utilizada como medida para auxiliar na determinação do sobrepeso e da obesidade.

Foram feitas comparações entre a estimativa do nível de obesidade através da circunferência do pescoço com outros parâmetros utilizados para este fim.

Os resultados mostraram que a medida do pescoço também foi válida para a determinação indireta do nível de gordura corporal. Foram ainda colocados, valores da medida do pescoço, valores estes que se aproximam das características de cada nível de obesidade, quando comparados aos valores de IMC.

Pessoas com circunferência do pescoço ≥ a 37 cm para homens e ≥ a 34 cm para mulheres equivalem a um IMC ≥ 25 kg/m². Pescoço com circunferência ≥ 39,5cm para homens e ≥ 36,5 para mulheres equivale a um IMC ≥ 30 kg/m². Porém, homens com circunferência do pescoço de até 37 cm e mulheres com essa medida até 34 cm, não podem ser considerados com sobrepeso.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO