Cera na maçã: prejudicial ou inofensiva?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Cera na maçã: prejudicial ou inofensiva?

29 de julho de 2017
Equipe Geração Fit

cera na maçã

Cera na maçã: afinal, de que é composta a cera que faz com que a fruta ganhe a aparência brilhante? Ela é prejudicial ou inofensiva? Descubra!

A cera que reveste as cascas das maçãs existe de fato, mas não são colocadas nem pelos agricultores, nem pelos mercados ou vendedores. A cera é natural, produzida pela própria fruta e não faz mal a saúde.

Lenice Magali do Nascimento, pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), esclarece que ao contrário da maçã, algumas frutas de fato recebem uma mistura de cera de carnaúba e resinas feitas à base de colofônia, que assim como a carnaúba, tem origem vegetal.

Pode ser utilizada também a cera produzida pelas abelhas, ou ainda a goma laca, que é uma resina produzida por um inseto carnaúba é uma palmeira encontrada no nordeste brasileiro, a partir do revestimento que possui em suas folhas é retirado um pó, de onde é obtida a cera.

A imersão de algumas frutas em ceras e resinas, tem como objetivo deixar a fruta mais bonita e repor a cera natural que elas mesmo produzem, e que são removidas após a escovação.

A maioria das frutas que aplicam cera não se come a casca (como o caso de tangerinas, laranjas e abacate). A maçã brasileira não recebe aplicação de cera, a que ela tem é natural.

A maçã, após a colheita, passa por um processo de lavagem simples com cloro, logo em seguida vai para a secagem e acondicionada na embalagem. Maçãs não recebem escovações, isso iria ferir a casca sensível que certamente seria rejeitada pelo consumidor.

Mesmo nas frutas que recebem a cera de carnaúba não fazem mal a saúde. Se trata de uma cera natural e aditivo alimentar.

Conclusão

Supermercados não colocam cera na maçã. A cera na maçã é uma proteção natural produzida pela própria fruta e não faz mal a saúde.

Diferente da maçã, algumas frutas como a tangerina, laranja, limão, abacate etc podem ser banhadas, pelos produtores, em resinas naturais para proteção e reposição da cera natural que essas frutas perdem no processo de higienização, mas, ainda assim, essa cera, resina ou película não fazem mal a saúde.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO