Caminhada emagrece?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Caminhada emagrece?

20 de outubro de 2017
Equipe Geração Fit

caminhada para emagrecer

Caminhada emagrece? Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais ouvidas por profissionais de educação física. Se você também tem esta dúvida, continue lendo que iremos te explicar “tudinho”.

A caminhada é uma atividade física rápida que, quando executada em uma boa intensidade, pode proporcionar a queima de até 400 calorias por 1 hora. Isso o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana, somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica (ingestão calórica menor que o gasto calórico), é possível perder esta perda pode ser elevada a até 8 kg por mês, a depender da frequência e intensidade do exercício.

A caminhada não só tem o poder de emagrecer, como também de melhorar a circulação sanguínea, a postura e colaborar para a perder barriga tem, ainda, outros benefícios para a saúde, que incluem a redução do colesterol, aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Além disso, está é indicada para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeite suas limitações.

Caminhada emagrece sim! Mas, para isso, é preciso estar atenta a alguns fatores…

Conheça algumas dicas para emagrecer com a caminhada são:

  • Caminhar após o jantar: caminhar durante 1 hora após uma refeição como o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue;
  • Fazer o exercício ao ar livre: optar pela prática em ambientes abertos aumentando os níveis de energia e aumenta a sensação de bem-estar, permitindo elevar a intensidade e, consequentemente, queimar mais calorias;
  • Controlar a respiração: inspirar pelo nariz e expirar pela boca durante a prática da atividade ajuda o corpo a manter seu ritmo natural, evitando privar o corpo a privação de oxigênio;
  • Intensidade: uma boa dica para aumentar e, ao mesmo tempo, controlar a intensidade da caminhada, é iniciar a caminhada com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos.

Caminhada emagrece mas demanda atenção às recomendações

Para evitar lesões, é recomendado fazer alongamentos antes e depois de caminhar. Isto aumenta a flexibilidade, diminui o risco de cãibras e diminui a concentração de ácido lático nos músculos após o exercício, que é, o que geralmente, causador de eventuais dores.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO