Aveia tem glúten?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Aveia tem glúten?

17 de julho de 2018
Equipe Geração Fit

aveia tem glúten

Aveia tem glúten? Saiba agora a verdade sobre este superalimento!

Cada vez mais pessoas tem buscado dietas com menos glúten, tendo em vista que o excesso de glúten pode ser prejudicial à boa forma física. Isso, sem falar nos celíacos ou pessoas alérgicas ao glúten, que acabam sendo obrigadas a restringir a proteína natural.

Aveia tem glúten?

O grão de aveia por natureza não contém glúten! O glúten é o um tipo de proteína natural encontrado em cereais como o trigo, centeio e cevada.

A aveia possui outro tipo de proteína chamada de avenalina. Mas, para que a aveia e seus os produtos permaneçam livres de glúten, é importante ter certeza de que eles não entraram em contato com cereais que contenham glúten em alguma fase do processamento, desde o plantio, colheita, transporte e moagem.

Por que muitas vezes encontramos em supermercados a descrição contém glúten na aveia?

Infelizmente muitos grãos sofrem a famosa contaminação cruzada e possuem glutém.

A aveia é normalmente cultivada no mesmo terreno que o trigo, centeio e cevada em um processo chamado de rotação do solo, onde uma temporada eles plantam a aveia, na outra plantam o trigo, depois o centeio e voltam a plantar a aveia novamente.

O objetivo desse sistema de rotação é manter a terra naturalmente fértil, porém esse processo pode deixar para trás algumas sementes de centeio, cevada ou trigo que levam a contaminação da plantação de aveia pelo glúten.

Outra possível forma de contaminação é durante o transporte da aveia que pode ser mantida em recipientes que tenham armazenado grãos ricos glúten previamente. Só por compartilhar os mesmos recipientes que o trigo, por exemplo, a aveia pode ser contaminada por traços de glúten.

A forma mais comum de contaminação, no entanto, é durante o processamento. O processo de moagem da aveia, se realizado no mesmo equipamento utilizado para moer o trigo, centeio ou cevada pode acabar contaminando a aveia com o glúten. Limpar o maquinário a cada vez que for processar a aveia é muito caro e trabalhoso.

Nos Estados Unidos, existem muitos produtores que tomam todos os cuidados para que ela chegue livre de glúten no seu prato. Ao contrário do que muitos pensam, a aveia sem glúten foi cuidadosamente manipulada para que não houvesse contaminação durante todo o seu processo. E não que tenha tido os traços de glúten removidos uma vez que a aveia originalmente não contém glúten.

Conclusão

Devido a essas formas de contaminação a maior parte das aveias comercializadas aqui no Brasil contém traços de glúten e não podem ser certificadas como livres de glúten. Assim, podendo prejudicar, ou não a saúde dos celíacos ou pessoas com intolerância ao glúten.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO