6 alimentos saudáveis para aumentar a fome

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

6 alimentos saudáveis para aumentar a fome

27 de março de 2017
Equipe Geração Fit

aumentar a fome

É magrinha e tem dificuldade de ganhar peso por, muitas vezes, se esquecer de se alimentar? Confira 6 alimentos saudáveis para aumentar a fome.

Se algumas têm dificuldade para emagrecer, outras têm dificuldade em ganhar peso. Muitas vezes, essa dificuldade em ganhar peso está relacionada ao apetite.

Algumas pessoas têm menos apetite e, dificilmente conseguem se alimentar na quantidade e frequência corretas para ganho de peso.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com alimentos saudáveis que aumentam a fome.

6 alimentos para aumentar a fome

1. Suco de frutas

Tomar um copo de suco de frutas, sem o acompanhamento de nenhum alimento, favorece a sensação de saciedade momentânea, mas pode fazer sentirmos fome pouco tempo depois.

Isso acontece porque, apesar dos sucos de frutas serem campeões no quesito vitaminas e minerais, quando se trata das fibras, o assunto é um pouco diferente.

E é aí que está o X da questão: as fibras contidas são as principais responsáveis pela sensação de saciedade e, o suco de frutas apresenta quantidade de fibras infinitamente inferior a própria fruta, em versão sólida. Daí a razão para os sucos de frutas contribuírem para aumentar a fome.

Mas atenção, os sucos de frutas devem ser utilizados no plano alimentar como um complemento e/ou como uma tática para aumento do apetite e, jamais, como substituto da fruta.

2. Pão branco

A farinha de trigo, principal ingrediente do pão branco, tem um efeito parecido com o do açúcar, ativando pouco o hormônio da saciedade e fazendo a fome voltar mais depressa.

Portanto, sua utilização pessoas mais magrinhas, que precisam aumentar o apetite pode ser uma ótima estratégia, desde que consumido em quantidades e horários adequados. Para isso, procure orientação de um Nutricionista.

3. Smoothie verde

Ele tem poucas calorias e promete desintoxicar o organismo mas, assim como os sucos de frutas, os smoothies também têm frutose (açúcar proveniente das frutas) e ausência de fibras que, quando utilizados em separado, sem a presença de outros alimentos, proporcionarão aumento do apetite.

4. Clara de ovo

O omelete de claras é uma dos preferidos por quem busca ganho de massa. Além da alta quantidade de proteínas, a clara do ovo não contém gorduras, uma das responsáveis pela sensação de saciedade, o que fará com que seu estômago ronque mais rapidamente.

5. Leite desnatado

A gordura – novamente ela – é o nutriente que falta nessa versão da bebida para garantir a saciedade prolongada, já que ela torna a quebra do açúcar do leite mais lenta, estendendo o tempo da digestão e deixando você com aquela sensação de estômago cheio.

Portanto, utilizá-lo em determinados horários do dia, pode ser uma boa estratégia para aumentar a fome.

6. Maçã

Falando de alimentos para aumentar a fome, quando se comemos apenas uma maçã, é comum estarmos com bastante fome cerca de 2 horas depois. Mas, por que será que isto acontece? O que a maçã tem de especial para isso?

A maçã, tem digestão muito fácil e rápida devido a sua carga glicêmica. Quando estamos com fome, e comemos apenas uma maçã, ocorre grande liberação de insulina, o que faz as células necessitem de mais glicose imediatamente. Como a glicose vêm dos alimentos, resulta na sensação de aumentar a fome após comer maçã.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO