Por que a mulher tem menos infarto que o homem ?

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Por que a mulher tem menos infarto que o homem ?

8 de junho de 2017
Equipe Geração Fit

ataque cardíaco em mulheres

Ataque cardíaco em mulheres: descubra por que a incidência é menor entre elas

Pesquisadores britânicos afirmam ter descoberto porque mulheres correm muito menos risco de sofrer um ataque cardíaco antes do 50 anos do que homens da mesma faixa etária.

Os cientistas da Universidade de Londres constataram que as mulheres passam a correr mais risco de paradas cardíacas após a menopausa, momento em que há um declínio na produção do estrogênio.

Antes da menopausa, a ocorrência de doenças do coração e ataque cardíaco em mulheres é consideravelmente menor do que nos homens, mas quando as mulheres passam dos 50 anos, a incidência dos problemas se iguala aos níveis verificados entre homens.

Apesar de verificada a relação entre o estrogênio e o comportamento sanguíneo, cientistas ainda não sabem se o hormônio poderia ser utilizado em drogas para prevenir doenças do coração, já que o hormônio também pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer.

A especialista Suchita Nadkarni, que coordenou a pesquisa na universidade, afirmou que independente da possibilidade de surgirem novas drogas, “entender a maneira como o corpo naturalmente evita doenças do coração é vital para o desenvolvimento de novos tratamentos”.

Por causa do efeito protetor do estrogênio, a maioria das mulheres sofre infartos sete a dez anos depois dos homens, em média, em geral após a menopausa, com o pico de incidência depois dos 70 anos.

Mas, estudos mostram que, nas últimas duas décadas, o número de infartos em mulheres de meia-idade (entre 40 e 65 anos) vem aumentando, enquanto o número de infartos em homens da mesma idade vem diminuindo.

Essa mudança pode estar ligada ao aumento da incidência dos principais fatores de risco cardiovasculares: tabagismo, diabetes, pressão alta, obesidade e vida sedentária.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO