10 Alimentos bons para as articulações

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

10 Alimentos bons para as articulações

11 de fevereiro de 2017
Equipe Geração Fit

alimentos bons para as articulações

Alimentos bons para as articulações: conheça 10 alimentos essenciais para a boa saúde articular.

As articulações, estruturas do corpo humano que fazem a ligação entre ossos e cartilagens, permitindo que eles se movimentem em resposta a contrações musculares.

Com tamanha importância, é fundamental que cuidemos bem da saúde das nossas articulações.

10 alimentos bons para as articulações

1. Peixe

Peixes de águas frias como salmão e cavala são alimentos bons para as articulções porque fornecem os ácidos graxos ômega-3, que ajudam a manter a saúde das articulações e contribuem com a diminuição da inflamação, algo que causa dores e sensibilidade em pessoas que possuem artrite reumatoide.

2. Iogurte

Outro alimento bom para as articulações é o iogurte, que é composto por bactérias do bem que podem beneficiar, ajudando a amenizar o inchaço e a sensibilidade das articulações.

3. Sementes de chia

Assim como os peixes, as sementes de chia são alimentos bons para as articulações pois servem como fonte de ômega-3. Elas são as sementes que apresentam o maior teor do componente.

4. Chá verde

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que um composto encontrado no chá verde pelo nome de epigalocatequina-3-galata ou EGCF inibe a produção de moléculas que contribuem com a inflamação e a danificação das articulações de pessoas.

5. Sementes de romã

Sua ingestão é recomendada para a saúde das articulações graças ao fato do alimento conter substâncias chamadas de flavonóis, que são dotadas de efeito anti-inflamatório.

6. Cerejas e damascos

As frutas possuem em sua composição as chamadas antocianidinas que auxiliam o controle da inflamação. Além disso, as duas são fonte de magnésio que, como já vimos, é um mineral associado ao alívio de dores.

7. Maçã

A maçã é fonte de antioxidantes e também atua no combate à inflamações. A fruta é ainda fonte de quercetina, um composto anti-histamínico (antialérgico) natural que contribui para a saúde dos vasos sanguíneos que carregam nutrientes e oxigênio até o tecido das articulações.

8. Couve e brócolis

A presença da substância chamada sulforafano na couve e o brócolis podem contribuir com a proteção contra danos nas articulações.

9. Proteínas magras

O fortalecimento muscular é um dos cuidados indicados para manter a saúde das articulações.

Além disso, é importante cuidar dos músculos porque são eles que oferecem suporte às articulações. Músculos fracos não conseguem exercer essa função de maneira apropriada, tiram as junturas de seu alinhamento correto e aumentam a pressão à qual elas são submetidas.

A lista de fontes de proteínas magras que são alimentos bons para as articulações inclui feijão, ovo, aves, peixe, frango, queijo cottage, carne vermelha magra, iogurtes magros e tofu.

10. Fontes de vitaminas do complexo B

Níveis baixos de vitaminas do complexo B podem aumentar os ricos de degeneração das articulações. Por isso, é importante incluir alimentos como peixes, fígados, castanhas, abacate, couve, espinafre, sementes de girassol, farelo de aveia, amêndoas queijo cottage, amendoim, cogumelos, banana, ameixa, avelã, ovos, leite e frutos do mar na dieta.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO