Perigos de beber água em garrafas de plástico

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Perigos de beber água em garrafas de plástico

10 de abril de 2018
Equipe Geração Fit

água em garrafas de plástico

Água em garrafas de plástico pode conter substâncias químicas tóxicas, como o bisfenol A.

Segundo a doutora Cristiane Kochi, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o bisfenol A pode provocar distúrbio hormonal principalmente em grávidas e em bebês.

Além disso, suas moléculas são bem instáveis, podendo migrar dos objetos para os alimentos com mudanças de temperatura.

Não podemos também, ignorar as suspeitas de que o bisfenol A, que além de cancerígeno, mexe negativamente na qualidade do esperma, o que prejudica a fertilidade.

Perigos de beber água em garrafas de plástico e galões

Os recipientes plásticos (especialmente os galões de 20 litros) podem ter sido desinfectados por produtos químicos tóxicos. Assim, resíduos derivados do processo de esterilização podem se misturar com a água, ameaçando a saúde dos que beberem essa água.

O congelamento de recipientes de plástico pode causar a liberação de dioxinas tumorais na água.

Armazenar uma garrafa ou galão de água em temperaturas elevadas pode liberar antimônio, que se consumido em quantidades muito elevadas pode provocar diversos problemas, como câncer e doenças cardiovasculares.

A presença de ftalatos, grupo de compostos químicos utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável, pode ter consequências negativas no nosso corpo quando consumido em quantidades exageradas.

Além disso, pode atuar como desreguladores endócrinos, reproduzindo a ação de hormônios femininos.

Quando expostos a níveis muito elevados de ftalatos durante os períodos críticos do desenvolvimento, fetos masculinos podem sofrer malformação nos órgãos reprodutores, inclusive a ausência de descida dos testículos. Especialistas, inclusive, têm relacionado os ftalatos à baixa contagem de espermatozoides.

Conclusão

Por tudo o que vimos aqui, decididamente beber água em garrafas de plástico ou galões não é a melhor opção. Busque alternativas mais saudáveis, como o tradicional filtro de barro ou mesmo garrafas de vidro ou metalizadas.

Se você não sabe, os filtros de barro brasileiros foram considerados um dos mais eficientes sistemas de filtragem de água do mundo.

Estudos feitos nos Estados Unidos comprovaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de criptosporidiose, um parasita causador de doenças.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.


DEIXE SEU COMENTÁRIO