Como emagrecer sem sofrimento e sem dietas mirabolantes – O guia absolutamente completo

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Como emagrecer sem sofrimento e sem dietas mirabolantes – O guia absolutamente completo

16 de julho de 2018
Ana Carolina Rocha (CRN3 - 48025)
Nutricionista

como emagrecer

Como emagrecer sem sofrimento e sem dietas malucas? A pergunta, feita por 10 entre 10 pessoas que buscam uma perda de peso saudável, finalmente respondida em super e esclarecedor artigo. Confira!

O sonho de toda pessoa que está lutando contra a balança é poder emagrecer sem sofrer e, de preferência, podendo comer seus alimentos preferidos.

Com tanta informação disponível hoje sobre dietas e dicas de como emagrecer tem se tornado cada vez mais complicado filtrar qual o método realmente eficaz.

Pensando nisso, montamos um guia completo que pode ser adaptado para qualquer pessoa, pois ele não trata de restrições alimentares, mas mudanças de hábitos que estão nos sabotando no dia a dia.

O primeiro erro que cometemos quando queremos emagrecer

Sempre que pensamos em dieta o estômago imediatamente começa a roncar, principalmente porque é popular a ideia de que para perder peso é preciso passar fome: esse é o primeiro mito sobre perda de peso.

Nosso corpo é programado para armazenar energia. Nosso metabolismo não entende que “passar fome” é uma escolha consciente.

A energia excedente, ou seja, que ingerimos sem que haja necessidade metabólica, é armazenada na forma de gordura, que se acumula em nosso corpo e aumenta nosso peso. Desta forma, quanto mais fome desnecessária sentimos, mais nosso corpo armazena gordura.

Mas e agora, como emagrecer sem passar fome?

mas e agora, como emagrecer sem passar fome

Agora você já entendeu que ficar com fome não é a melhor solução é preciso saber o que comer para não sentir fome e manter a perda de peso constante.

Os alimentos são compostos de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas minerais, água entre outras substâncias, e possuem uma densidade energética. O que é isso?

A densidade energética é a energia que os alimentos nos fornecem e esse valor relaciona-se à quantidade de água presente nos alimentos. De maneira simplificada: alimentos com elevada quantidade de água em sua composição (frutas, legumes e verduras), apresentam baixa densidade energética, enquanto os com baixa quantidade de água (farinhas, grãos, açúcar, óleos e manteiga), têm alta densidade energética.

Na hora de montar o prato deve-se optar por alimentos que sejam ricos em fibras, vitaminas e minerais e, de preferência, com baixa densidade energética. Por esse motivo, a salada nunca deve ser deixada de lado na hora das refeições maiores.

Para o café da manhã e os lanches, vale a mesma regra: escolher alimentos com fibras, vitaminas e minerais, como as frutas, para equilibrar nossa alimentação.

A chave para a perda e peso é o equilíbrio nutricional dos alimentos!

Como emagrecer: comer de 3 em 3 horas ajuda?

como emagrecer comer de 3 em 3 horas ajuda

Não existe um padrão de período entre refeições que funcione para todas as pessoas. O que é comprovado é que nosso metabolismo funciona melhor quando mantemos um ritmo constante das nossas atividades. Isso quer dizer que realizar as refeições sempre no mesmo horário ajuda o corpo a se preparar melhor para digerir a refeição e, consequentemente, aproveitamos melhor os nutrientes que consumimos.

O ideal é fracionarmos nossas refeições no mínimo 5 vezes ao dia, para que não tenhamos um período longo de jejum. No entanto, o período entre refeições é adaptável a rotina individual de cada um. O importante manter a constância nos horários todos os dias é um fator que auxilia na perda de peso mais eficiente.

O segundo erro que cometemos quando queremos emagrecer

Ao começar uma nova dieta, muitas pessoas já programam seu “dia do lixo”, esse é um hábito danoso para quem quer perder peso. Isso porque, no geral, as pessoas tendem a abusar e acabam ganhandotodo o peso que perderam durante a semana em um único dia.

Quando comemos com equilíbrio, não precisamos fazer “dia do lixo”, pois não deixamos de comer o que gostamos. Por outro lado, é preciso tomar o cuidado de ingerir a quantidade certa dos alimentos que têm maior densidade energética e poucos nutrientes, como os doces.

As boas práticas de como emagrecer preconiza que não existem alimentos proibidos, mas quando nos alimentamos corretamente, com mais fibras e nutrientes nas horas adequadas, a vontade de comer alimentos mais gordurosos ou doces diminui naturalmente.

A mudança de hábito é um processo gradual e contínuo, quando inserimos o dia do lixo ele sabota nosso esforço. Como consequência, nosso corpo não entende a mudança que estamos inserindo em nossa rotina e temos mais dificuldade em manter o novo padrão alimentar.

O terceiro erro que cometemos quando queremos emagrecer

Quando saímos do estilo de vida sedentário e começamos a praticar atividade física, alteramos a composição de nosso corpo: aumentamos a quantidade de músculos e diminuímos a quantidade de gordura. Praticar atividade física é essencial para reduzir as medidas com mais agilidade e de forma duradoura.

O erro que cometemos é o de querer sempre lutar contra o valor da balança sem se importar com a composição corporal. Um quilo de músculo ocupa menos espaço que um quilo de gordura e é normal que, quando praticamos atividade física, apesar de perdermos medidas e parecermos mais magros, o peso na balança não se altera tão rapidamente.

O ideal é manter um acompanhamento da sua composição corporal com um profissional especializado para verificar se o percentualde gordura corporal está diminuindo apesar dos números da balança permanecerem os mesmos.

Quando somente realizamos dietas sem praticar atividade física é possível sim emagrecer. Entretanto, se essa dieta não for acompanhada de um profissional, pode acontecer perda de massa muscular além da gordura ou também o peso voltar (efeito sanfona) assim que parar a dieta.

Estilo de vida ativo é a chave para a perda de gordura corporal duradoura!

Como emagrecer com saúde: beber água é essencial!

como emagrecer com saúde beber água é essencial

Realizar avaliação da composição corporal não serve somente para identificar o percentual de gordura e músculo no corpo, mas também se o organismo está retendo líquidos. Quando não ingerimos a quantidade ideal de água por dia, nosso corpo começa a reter líquidos e ficamos com aparência inchada.

Para pessoas que estão em busca das respostas para a famosa pergunta de “como emagrecercom saúde?”, beber água é fundamental!

A quantidade ideal varia com a época do ano e se você é praticante de atividade física, mas beber no mínimo 1,5 litro de líquidos é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Quando bebemos mais líquidos, eliminamos na urina as toxinas presentes no corpo, funcionando como um detox simples.

Como emagrecer através da atividade física

Atividade física é essencial para moldar a composição corporal, prevenir doenças, garantir qualidade de vida e também nos ajuda a nos sentirmos mais felizes e dispostos. A alimentação pré e pós-treino é essencial para a boa performance de nosso corpo durante a prática de exercícios.

Sem nos alimentarmos adequadamente sofremos com câimbras, dificuldade de recuperação pós exercício, menor anabolismo muscular e pode causar problemas como hipoglicemia e desidratação durante a atividade.

Bom aporte proteico e calórico devem acompanhar seus exercícios, entretanto somente um profissional especializado consegue montar um cardápio individualizado para sua rotina, pois o horário e tipo do treino influencia diretamente nas escolhas alimentares mais adequadas.

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos trazem benefícios diferentes para a composição corporal, um treinador é ideal para dosar o tipo de treino conforme sua necessidade.

Como emagrecer com suplementos alimentares

como emagrecer com suplementos

Existem diversos tipos de suplementos alimentares, veremos a seguir dois que colaboram bastante para pessoas que estão em busca de como emagrecer com saúde:

Substituto parcial de refeição: o famoso “shake”

Utilizado para perder peso de maneira prática, pois é simples e rápido para preparar e consumir, seu uso para perder peso deve ser de no máximo duas substituições de refeições ao dia.

Por ser um alimento que não é necessário mastigar e de fácil digestão, muitas pessoas reclamam de continuar sentindo fome após consumir o Shake.

Isso é normal, já que mastigar é um dos sinais que o corpo utiliza para entender que estamos nos alimentamos e não precisamos mais sentir fome.

Seu uso por tempo determinado e com acompanhamento nutricional, traz resultados rápidos. Porém, só serão duradouros se houver uma mudança de hábito associada ao uso do substituto de refeição.

O melhor é que este suplemento seja utilizado no café da manhã e no jantar, mantendo o almoço e os lanches intermediários com refeições ricas em frutas, verduras e legumes.

Whey Protein

ideal para praticantes de atividade física, o uso de suplementos de proteína, como por exemplo o Whey Protein, tem efeito quando as necessidades de proteína do indivíduo estão aumentadas.

O consumo de proteínas está associado a diversos benefícios, entre eles a perda de peso. O suplemento é uma opção para aumentar o aporte proteico da dieta sem aumentar também a quantidade de gordura ou carboidratos.

Seu uso também deve ser feito com acompanhamento nutricional, que dosará a quantidade de proteína necessária na sua rotina.

Como emagrecer controlando a ansiedade

Um dos maiores vilões para pessoas que estão em busca de como emagrecer é a ansiedade.

Atualmente as pessoas são mais ansiosas, esperando resultados rápidos, que muitas vezes é difícil ser alcançado no tempo desejado quando falamos em emagrecimento.

Quando não vemos os resultados no tempo que gostaríamos a ansiedade toma conta e desistimos de continuar com a mudança de hábito alimentar.

Além disso, a ansiedade é responsável por muitos dos desejos repentinos de doces que sentimos, pois ela causa aumento na produção do hormônio cortisol (o hormônio do estresse) que tem como uma de suas funções, estimular a produção de gordura. É comum em casos de ansiedade, a pessoa apresentar quadros de compulsão alimentar, quando começa a comer sem o controle da saciedade.

Por esse motivo, quando diminuímos os gatilhos de nossa ansiedade e conseguimos controlar nossas emoções, evitamos quadros de compulsão e desistência.

Existem diversas formas de reduzira ansiedade, que vão desde acompanhamento psicológico, até a pratica de atividade física.

Conclusão

Emagrecer é um objetivo que requer disciplina, força de vontade e auxílio de profissionais da saúde. Cada pessoa tem um metabolismo próprio e, por isso, dietas padrões muitas vezes não funcionam ou não tem efeito duradouro. O ideal é realizar uma mudança de estilo de vida, com alimentação equilibrada e atividade física regular.

A ansiedade e alguns mitos que rondam o universo do emagrecimento são sabotadores das nossas tentativas de se alcançar o peso desejado. Somente com uma alimentação equilibrada, sem restrições, atividade física e acompanhamento profissional, o objetivo final de como emagrecer com saúde será alcançado de maneira prazerosa.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados