Chá de hibisco: o que é e quais os seus benefícios para definição muscular

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Chá de hibisco: o que é e quais os seus benefícios para definição muscular

4 de março de 2016
Jéssica Mateus
Estudante de Nutrição

Chá de hibisco benefícios: saiba tudo sobre esta poderosa bebida que, se utilizada de maneira correta, proporciona inúmeros benefícios à saúde.

O chá de hibisco é uma bebida preparada com as flores e botões secos da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, espécie diferente da flor encontrada normalmente nos jardins e possui inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Sua procura está cada vez mais em alta por frequentadoras de academia com o objetivo de aumentar a sua definição muscular e melhorar sua atividade física, além da saúde. Porém, nem todos os benefícios do chá de hibisco são tão conhecidos, sendo lembrado apenas por sua ação diurética.

5 Benefícios do Chá de Hibisco

Tendo isso em mente, segue uma lista dos 5 benefícios do chá de hibisco mais estudados e importantes para ser consumido regularmente:

1. Poder diurético

É uma flor que contém substâncias que aumentam a excreção de eletrólitos ruins para o nosso corpo, como o sódio e o potássio e, consequentemente, aumenta a formação da urina e ajuda no combate de retenção de líquidos, o que é muito procurado no momento em que o foco do treino é a definição muscular. Muitas mulheres acreditam que o treino não está funcionando ou então a sua alimentação regrada ainda precisa ser mudada, porém o que pode estar acontecendo é uma queima de gordura e retenção de líquido, impedindo que resultados sejam vistos com facilidade. É nesse momento em que o chá é indispensável por ser natural e não prejudicial à saúde.

2. Auxilia no emagrecimento

É considerado também um ótimo auxiliar no emagrecimento por ter um o poder de evitar a adipogênese, ou seja, a formação de adipócitos maduros que causam um acúmulo de gordura nos quadris e na barriga, o que é muito evitado por mulheres em fase de definição muscular. Além disso, também auxilia na quebra de amido e de açúcares.

3. Redução da pressão arterial

Como mencionado anteriormente, a ação diurética não é só visada apenas para a eliminação de líquidos, mas também para o controle da pressão arterial. Podemos lembrar também que estudos indicaram que a flor de hibisco é rica em flavonoides que além de ajudar na absorção da vitamina C, ajuda na redução da pressão arterial.

4. Rico em antioxidantes

Ao se falar em academia, muitos profissionais da saúde fazem uma relação direta entre a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes e os exercícios físicos. A explicação é bem simples, os antioxidantes são responsáveis pela excreção dos radicais livres, que são substâncias tóxicas para o nosso corpo que podem causar um envelhecimento precoce das nossas células, além de outros problemas. Então, ao pensar em alimentos antioxidantes, pense em benefícios extraordinários para seu corpo.

5. Rico em vitaminas e minerais

Temos que nos lembrar que vitaminas e minerais são grandes aliados para a nossa dieta para melhora da saúde e na performance em atividades físicas de baixa e alta intensidade. O motivo? Simples, não só são responsáveis por melhorar a aparência da pele e das unhas, mas também para auxiliar no metabolismo do oxigênio, melhorar nosso sistema imune e previne o cansaço. Lembrando que é rico em Ferro, Vitamina A, Vitaminas do complexo B e Vitamina C.

Chá de hibisco benefícios: modo de preparo e variações

Após os pontos abordados acima, só resta descobrir como pode ser preparado de diferentes maneiras para que seu sabor não muito apreciado, seja mais agradável:

Modo de preparo do chá de hibisco simples

Ferva 200 ml de água (quantidade para 1 copo), retire do fogo e coloque 1 colher de sopa de flor de hibisco desidratada. Tampe a panela por mais ou menos 10 minutos. Transfira para uma jarra. Pode ser servido quente, morno ou gelado. Todas as preparações podem ser adoçadas de acordo com o seu gosto. A recomendação para quem está procurando a definição muscular é não exagerar na quantidade de açúcar, então a melhor forma seria não adoçar ou então utilizar a stevia ou a sacarose para adoçar.

Variações

Chá de hibisco com gengibre: Acrescente uma rodela de gengibre junto com a infusão da flor de hibisco. Além de todos os benefícios do hibisco, temos também uma ação termogênica do gengibre.

Chá de hibisco com casca de abacaxi: Acrescente casca de abacaxi junto com a infusão da flor de hibisco. Ambos possuem uma ação diurética e a casca de abacaxi pode proporcionar um sabor mais adocicado e suave para o chá.

Gelatina de chá de hibisco: Faça a infusão com a mesma quantidade de água como a receita simples de chá e acrescente 10 g de gelatina incolor. Distribua em potes e deixe na geladeira até firmar. Pode ser servida como sobremesa ou então um lanche da tarde.

Chá de hibisco com chá verde: Acrescente a erva do chá verde com a flor de hibisco junto na infusão. Pode ser servido quente, morno ou gelado.

Depois de tantas informações e benefícios que o chá de hibisco traz para a saúde, pode-se ter certeza de que é um bom aliado para o dia a dia, porém deve-se ter em mente que em excesso pode causar efeitos colaterais, assim como qualquer outro alimento. Dois copos por dia do chá já é mais do que suficiente para ser totalmente eficaz.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados