Doce de bananada cremosa: este está liberado! Saiba tudo sobre o “queridinho” do meio fitness

Receba dicas exclusivas sobre nutrição, atividade física e bem-estar. Cadastre seu melhor e-mail ao lado (é grátis)!

Doce de bananada cremosa: este está liberado! Saiba tudo sobre o “queridinho” do meio fitness

15 de janeiro de 2018
Dalcia Klimaczewski
(Estudante de Nutrição)

A bananada cremosa é uma opção deliciosa de doce para lanches saudáveis, pois a banana madura, com a qual o doce é feito, oferece diversos benefícios à saúde, podendo ser introduzida diariamente na alimentação.

Os doces de frutas geralmente são feitos com a adição de açúcar, ácidos e pectina para que fiquem com a sua textura consistente característica.

Porém, há opções no mercado sem a adição de açúcar. Há também a opção de prepara-los em casa, de forma caseira, também sem a adição deste nutriente.

Além disso, algumas frutas apresentam uma quantidade suficiente de açúcares naturais, não havendo, portanto, a necessidade de adicionar açúcar extra para fazer o doce da fruta.

Este é o caso da banana madura, que apresenta quantidades consideráveis de sacarose, glicose e frutose, sendo uma ótima fonte de energia rápida.

A bananada cremosa apresenta os benefícios da fruta madura, que é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2, B6, C, K e minerais, como o fósforo, cálcio, zinco, ferro e, principalmente, o potássio, além de apresentar baixo teor de gordura.

Dessa forma, com esta variedade de nutrientes, a bananada cremosa pode beneficiar a saúde, promovendo desde a melhora do sistema imunológico até a prevenção de câncer.

Benefícios da bananada cremosa para a saúde

benefícios da bananada cremosa para a saúde

A bananada cremosa, sem adição de açúcar, compartilha os mesmos benefícios que a banana madura, pois o doce é feito com 100% de fruta. E, por conter uma boa quantidade de carboidratos, pode ser utilizada por atletas antes da realização de exercícios para obter energia rapidamente ou após, para recuperação.

Propriedades Anticanceríginas

Um estudo demonstrou que a banana, quando está completamente madura, apresenta propriedades anticancerígenas.

Isso acontece pois ela faz com que algumas células do sistema imunológico sejam ativadas, levando à produção de outras substâncias no organismo.

As células em questão são os neutrófilos e macrófagos, que são responsáveis pela produção de uma substância chamada TNF-alfa, que é fundamental para o combate ao câncer, pois ajuda a prevenir o crescimento anormal das células.

Rica em Potássio

A banana madura também apresenta altas quantidades de potássio, visto que este mineral é o responsável por converter o amido da banana verde em açúcares (sacarose, glicose e frutose) da banana madura, levando, portanto, ao sabor doce da fruta.

O potássio presente na banana madura e, consequentemente, na bananada cremosa, ajuda a contrastar os efeitos que o sódio, presente principalmente no sal de cozinha, causa ao organismo.

Portanto, como o sódio é um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial, o consumo da bananada cremosa é benéfico para pessoas hipertensas.

Além disso, o potássio colabora com o funcionamento cardíaco, pois está envolvido com as contrações cardíacas.

Este mineral também é responsável por prevenir as câimbras, que são contrações musculares involuntárias, a fadiga e as dores musculares causadas pela prática intensa de exercícios físicos, pois ele está envolvido na contração e no relaxamento dos músculos.

Também tem sido demonstrado que o potássio é fundamental para manter a saúde dos ossos, pois diminui o risco de osteoporose e aumenta a massa óssea, e para o funcionamento do organismo.

Isso acontece devido ao potássio ser responsável por regular os líquidos do corpo juntamente com o sódio, fazendo com que os níveis de água fiquem adequados para o bom funcionamento dos órgãos e, consequentemente, melhorando o desempenho do corpo.

As vitaminas presentes na banana madura também apresentam diversos benefícios ao organismo. A vitamina A é essencial para os olhos, melhorando a visão, além de contribuir com a formação dos dentes e de colágeno.

Enquanto a vitamina C é um poderoso antioxidante, atuando na prevenção dos radicais livres. Ela também colabora com a formação do colágeno e na melhora dos sintomas de gripes e resfriados.

Consumo moderado da bananada cremosa em casos especiais

Pelo fato da bananada cremosa possuir alta quantidade de carboidratos, como a sacarose, a glicose e a frutose, o consumo deste doce deve ser evitado ou moderado no caso de pessoas diabéticas, pois eles são absorvidos rapidamente pelo organismo para fornecer energia rápida.

Além disso, o seu consumo também deve ser moderado no caso de pessoas com problemas renais crônicos, pois o doce da banana madura possui bastante potássio, e o excesso deste mineral pode comprometer ainda mais o funcionamento dos rins.

Portanto, a bananada cremosa apresenta diversos benefícios ao organismo, provenientes da banana madura, podendo ser então introduzida diariamente na alimentação como uma opção de doce para os lanches. Porém, seu consumo deve ser evitado ou moderado em alguns casos, como na diabetes e nos problemas renais crônicos.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos Relacionados